Estudantes constroem simulador de efeito estufa
Na busca por uma melhor compreensão do conteúdo, os alunos do Instituto Sinodal Imigrante construíram, em sala de aula, uma simulação do efeito estufa. Essencial para a manutenção da vida na Terra, o efeito estufa mantém constante a temperatura da superfície do nosso planeta. Este processo acontece quando parte da radiação emitida pelo sol é absorvida por gases presentes na atmosfera e é refletida novamente para a superfície. Assim, o calor fica retido no planeta, não sendo liberado para o espaço. É ele quem controla as condições ideais da temperatura para o equilíbrio do ecossistema.
Para construir o simulador os estudantes utilizaram dois recipientes com água, papel alumínio, caixa de sapato, tesoura, filme plástico e luzes. Eles forraram o interior da caixa com papel alumínio e depositaram um dos recipientes com água dentro. Depois, cobriram a caixa com filme plástico, colocando-a com o outro recipiente com água sob a luz de algumas lâmpadas. Depois de alguns minutos, eles descobriram que a água que estava dentro da caixa esquentou mais, porque ao ser iluminada, a luz que passou pelo papel filme se transformou em calor. O ar aqueceu, já que não pôde sair da caixa, e a temperatura dentro dela aumentou.
Atividades como essas proporcionam aos alunos o entendimento maior do conteúdo, podendo refletir sobre as causas e também as consequências do efeito estufa. Desta forma, constroem conhecimento e podem socializar suas ideias e dúvidas com a turma, proporcionando um ganho para a vida escolar de todos.