Viagem Literária: “Doação de sangue: um ato que salva vidas”
O projeto “Doação de sangue: um ato que salva vidas” promoveu a conscientização e levou voluntários para doação de sangue ao Hemovida, em Santa Cruz do Sul. A preocupação com os baixos estoques de sangue levou os estudantes do 2º ano do Ensino Médio a desenvolverem o projeto para a Viagem Literária, promovendo a prática da doação e a mobilização em torno de uma campanha para esclarecer e mobilizar voluntários a seguirem o exemplo inspirado pelo projeto.
As ações da campanha de conscientização partiram de uma entrevista o de uma entrevista com profissionais da área da saúde, buscando compreender as causas dos baixos índices de doação de sangue na região, bem como os impactos dessa realidade no atendimento hospitalar. A entrevista identificou fatores como desinformação, mitos, medos relacionados ao processo de doação, incompatibilidades nas doações, além de dificuldades na coleta e no acesso, os quais foram esclarecidos na campanha de conscientização através do Instagram.
Os estudantes também produziram a releitura da obra de arte “A Persistência da Memória”, de Salvador Dalí, com objetivo de sensibilização. Na releitura, no lugar dos relógios derretendo são gotas de sangue que caem lentamente, simbolizando a escassez de sangue e a necessidade das doações. Um vídeo também registra as ações do projeto e a participação dos voluntários na doação de sangue. Por meio dessas ações, o projeto ultrapassou o âmbito escolar, fortalecendo, de forma prática, a consciência cidadã dos estudantes e a promoção de uma cultura de solidariedade e responsabilidade social em Vera Cruz.
Veja o vídeo: