Viagem Literária: “Pequenas mãos, grandes impactos”
Da preocupação com a preservação do meio ambiente e dos debates a partir do tema norteador “ESG: semeando boas práticas, colhendo um futuro melhor” é que surgiu o projeto da Viagem Literária da turma do 5º ano II do Ensino Fundamental: “Pequenas mãos, grandes impactos”. Os estudantes pesquisaram sobre a produção de lixo no Brasil e na cidade, sobre a cobertura da coleta de lixo e as possibilidades de reutilização dos materiais recicláveis.
Após os estudos, coletaram materiais possíveis de serem reutilizados como papelão, tampas de garrafas, caixas de ovos, caixas de leite, canos, espaguete de piscina e botões e produziram brinquedos que foram doados para a EMEI Pingo de Gente. Além de conscientizar sobre a redução do uso de itens descartáveis no cotidiano, a prática promoveu vivências criativas na utilização de peças que iriam para o lixo, dando forma a brinquedos como casinha de bonecas, boca do sapo, goleiras, bonecos do tipo Minions e jogo de chá.
A ação dos estudantes ainda incluiu uma intervenção artística para a apresentação do projeto na programação da Viagem Literária, numa releitura da obra “Aquário Morto”, do artista Eduardo Srur. Assim como o artista, os estudantes utilizaram o próprio meio ambiente para chamar a atenção de como atitudes de descarte incorreto do lixo interferem na manutenção da vida aquática e de todos. Com atitudes conscientes, atestaram que pequenas mãos produzem grandes impactos.