Viagem Literária: “Sensibilização de pessoas hospitalizadas por meio de cartas”
Os estudantes do 5º ano I do Ensino Fundamental realizaram o projeto “Sensibilização de pessoas hospitalizadas por meio de cartas”. A ação para a Viagem Literária partiu do interesse de promover a sensibilização e acolhimento afetivo por meio da escrita de cartas personalizadas que foram entregues a pacientes hospitalizados, assim como estimular a expressão de sentimentos por meio da escrita, como esperança, fé e gratidão.
O interesse dos estudantes para a redação e entrega das cartas também levou em consideração a aproximação da iniciativa com a arte, tendo em vista o uso da escrita como manifestação artística e afetiva. Além de transmitir conforto, empatia e esperança, a prática de escrita e personalização de cartas pelos alunos estimulou o senso de pertencimento e responsabilidade social, reconhecendo o poder da palavra como instrumento de cuidado e transformação social.
O projeto contribuiu para ampliar a compreensão do cuidado como algo que ultrapassa o tratamento médico, envolvendo a dimensão emocional e espiritual do ser humano. Ao integrar escola e hospital, a ação reforçou o papel transformador da educação e da arte na formação de cidadãos mais sensíveis, solidários e conscientes da importância do afeto nas relações humanas.