Projeto de estudantes do IMI sobre bem-estar animal doa mais de 80 quilos de ração
Estudantes do Instituto Sinodal Imigrante entregaram mais de 80 quilos de ração animal, sachês e petiscos ao Governo Municipal de Vera Cruz, através do Conselho Municipal de Proteção, Assistência e Tratamento de Animais (Compata) e da Vigilância Sanitária. A ação da turma do 6º ano II do Ensino Fundamental faz parte dos projetos da Viagem Literária do educandário, cuja programação de apresentação dos resultados ocorreu entre os dias 28 e 31 de outubro. A entrega das doações foi realizada na manhã da última sexta-feira, dia 14 de novembro, quando os estudantes receberam representantes do Compata e da Vigilância Sanitária de Vera Cruz para um momento de diálogo quanto a conscientização sobre o abandono de animais e ações voltadas ao bem-estar animal.
Dentro do projeto “Novas histórias com os amigos de quatro patas”, os alunos pesquisaram, ao longo do ano, sobre o abandono de animais no Brasil e a questão de saúde pública neste contexto, bem como buscaram informações sobre iniciativas voltadas ao bem-estar animal, ONG’s e formas de auxiliar na causa animal e no trabalho de conscientização. Assim, surgiu a ação de arrecadação da alimentação para cães e gatos que foi destinada ao Governo Municipal.
Para a entrega da doação, os estudantes receberam a vice-presidente do Compata, Janaína D’Ávila Nyland; o veterinário da Prefeitura e membro do Compata, André Melo Santana; e o agente de endemias, Rudiberto Berlt. Estes falaram sobre posse responsável, zoonoses e, principalmente, sobre a realidade do abandono de animais no município e como ocorre o trabalho de acolhimento. Além disso, os estudantes receberam o convite para serem protetores de animais, dando continuidade ao trabalho de conscientização protagonizado no projeto da Viagem Literária. Para o próximo ano ficou aberta a possibilidade para os estudantes serem multiplicadores da causa animal em outras escolas.