Egressos do IMI conquistam aprovações com destaque no Enem e vestibulares
O domínio dos conteúdos e a capacidade de se posicionar com clareza e de maneira crítica e reflexiva oportunizou grandes resultados aos estudantes do Instituto Sinodal Imigrante. Entre os formandos 2024, as pontuações na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), acima de 900, assim como o desempenho de excelência nos vestibulares realizados, garantiram aprovações com destaque em universidades federais e instituições dentro e fora do estado.
O 1º lugar em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) foi conquistado pela egressa Mariana Putzke. “O IMI contribuiu principalmente em razão da qualidade das aulas e dos professores. Não fiz cursinho preparatório, mas me dediquei muito também em casa. Acho que esse foi o diferencial, a dedicação durante as aulas, prestar muita atenção e revisar a matéria em casa para atingir a nota que eu precisava”, explica. Mariana ainda conta que foi no final do 3º ano do Ensino Médio que resolveu mudar de área. “Durante os três anos do Ensino Médio sempre me foquei muito na área de Ciências da Natureza, achando que eu iria para área de Biológicas, mas tudo bem, eu consegui a nota que eu precisava e passei”, comemora a futura acadêmica de Arquitetura e Urbanismo, que obteve a pontuação de 940 na redação do Enem.
“Comecei em janeiro do ano passado, fazendo pelo menos uma redação por semana com o objetivo de ingressar em uma Federal”, revela Gabriel Gralow Rech, que alcançou a pontuação de 960 na redação do Enem e a aprovação em 6º lugar no curso de Ciências da Computação na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). “O IMI foi muito importante desde o início, tive uma base muito forte. Orientação, revisão de conteúdos, professores ótimos que me deram também preparo psicológico e foco”, avalia Gabriel.
MAIOR PONTUAÇÃO - A egressa Fernanda Beatriz Storch obteve a nota 980 na redação do Enem, a maior do Rio Grande do Sul. A média da redação no estado foi de 660 pontos. Para atingir a excelência na prova, a Fernanda conta que iniciou cedo a preparação. “Toda semana fazendo pelo menos uma redação”, revela, no intuito de adquirir repertório e habilidade nas competências exigidas pelo exame. Além da redação de qualidade, Fernanda também acertou 44 das 45 questões de Matemática e excelente pontuação na área de Ciências da Natureza, o que garantiu a ela o 4º lugar no curso de Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina. Contudo, teve a oportunidade de escolher e agora é acadêmica do curso pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), pelo ótimo desempenho no vestibular da instituição.
Entre os desempenhos de excelência, Guilherme Augusto Weissenstein garantiu vaga no curso de Medicina pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Foi sua primeira tentativa e logo obteve êxito. No entanto, esta nem sempre foi sua opção. Ele já havia feito outras provas, além do Enem, como treino, para outros cursos. “A Medicina sempre esteve nos meus pensamentos, mas não me via como médico porque eu não tinha muita autoconfiança. Tanto que a ideia se concretizou no 3º ano do Ensino Médio, quando eu estava focado em passar no vestibular”, lembra. Agora Guilherme já se adapta à rotina como acadêmico de Medicina depois de toda a sua jornada como estudante no IMI. “Estudei a minha vida inteira no IMI, comecei com dois anos e terminei com 18. O IMI me ensinou muito, lá construí meus métodos de estudo e aprendi a real importância que o estudo traz”, aponta.
São relatos que ilustram a dedicação e o comprometimento. Para a diretora do IMI, Danieli Eichwald, é motivo de celebrar. “É com imenso orgulho e alegria que celebramos o bom desempenho de nossos estudantes, testemunhando suas conquistas e o impacto das aprendizagens construídas ao longo de sua jornada. Saber que cada esforço, cada desafio superado e cada conhecimento adquirido resultaram na realização de seus objetivos é, para nós, motivo de grande satisfação. Nosso compromisso vai além da entrega de conteúdos; dedicamo-nos à formação integral de indivíduos críticos, reflexivos e preparados para atuar com autonomia e responsabilidade no mundo. Essa caminhada é fruto da dedicação de cada estudante, do apoio da família e do trabalho incansável de toda a equipe escolar, reafirmando nossa missão de formar cidadãos preparados para os desafios da vida”, avalia a diretora. As notas não refletem apenas números, mas o ensino de excelência e o esforço dos estudantes que todos os anos conquistam espaços importantes nas universidades.
Saiba mais:
Estudante do IMI alcança nota máxima do estado na redação do Enem
