Jornada Pedagógica envolve professores e colaboradores do IMI
Em preparação para a volta às aulas, o Instituto Sinodal Imigrante realizou a sua Jornada Pedagógica, envolvendo professores e colaboradores entre os dias 7 e 15 de fevereiro. Foi um período de aprofundamento e reflexão sobre o passado, presente e futuro da instituição e da educação que ela oferece.
A Jornada deste ano foi pautada pelos princípios de ESG (Environmental, Social and Governance), alinhando a preocupação ambiental, social e de governança à missão educacional da escola. A proposta se relaciona ao tema a ser desenvolvido durante o ano letivo, que visa fortalecer o compromisso da instituição com a formação integral dos estudantes, incentivando práticas que promovam impacto positivo na sociedade e no meio ambiente.
Entre os momentos marcantes da programação, destaca-se a formação “Possibilidades da Inteligência Artificial na Educação” com Edson Ahlert, professor da Univates e especialista em Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação, que explorou o impacto transformador da IA no ensino, ampliando horizontes pedagógicos e promovendo inovação na aprendizagem. Também, o bate-papo com Joni Roloff Schneider, secretária de Formação da IECLB, que proporcionou uma reflexão sobre a história da escola, a participação da instituição na Rede Sinodal de Educação e o vínculo à IECLB. Essa conversa reforçou a compreensão sobre os pilares da Reforma Protestante como base para a formação oferecida aos educandos, ressaltando valores essenciais para a construção de uma sociedade mais ética e responsável.
Além disso, os educadores tiveram a oportunidade de se aprofundar em temas inovadores, como as “Fases do desenvolvimento da criança e do adolescente”; “Alta performance em sala de aula” e “A entrada do Plural IA na minha prática” que fizeram parte do ciclo de Formações do Sistema Anglo para o desenvolvimento de novas práticas pedagógicas. Essas temáticas dialogam diretamente com o eixo de governança do ESG, pois reforçam a importância da inovação responsável e da adaptação dos processos educacionais às novas realidades tecnológicas e alinhadas às demandas contemporâneas.
Conforme a diretora Danieli Eichwald, em mais um ano letivo, o IMI reafirma seu compromisso com a sociedade, promovendo a formação integral de estudantes críticos, responsáveis e participativos. “A instituição se destaca pela qualidade de ensino, resultado de um processo contínuo de exploração, pesquisa e experimentação, aliado ao protagonismo e à inovação. O IMI dedica todos os seus esforços para proporcionar uma formação sólida e inspiradora, permitindo que cada educando construa um futuro promissor, pautado no conhecimento, na excelência e no orgulho de suas próprias conquistas”, enaltece.



