Dupla do IMI é 1º lugar na Olimpíada de Matemática da Univates
Ocorreu na tarde da última sexta-feira, dia 13 de dezembro, a cerimônia de premiação da 26ª edição da Olimpíada de Matemática da Universidade do Vale do Taquari – Univates. Três duplas de estudantes do Instituto Sinodal Imigrante foram premiadas pelo desempenho na prova entre mais de 2,5 mil estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio, oriundos de 71 escolas de 21 municípios do Vale do Taquari e regiões próximas. Gabriel Gralow Rech e Fernanda Beatriz Storch conquistaram o 1º lugar na categoria 3º ano do Ensino Médio. Foram destaques na categoria 7º ano do Ensino Fundamental os estudantes Carolina Rabuske e Alana Luiza Loebens, e na categoria 8º ano do Ensino Fundamental, Otávio Augusto Schmidt e Ana Julia Albers Barbosa.
Além do conhecimento de Matemática, a Olimpíada promove habilidades que vão além do conteúdo aprendido em sala de aula, como o raciocínio lógico e a integração entre saberes e instituições de ensino. A estudante e formanda do 3º ano do Ensino Médio, Fernanda Beatriz Storch, já havia participado de outras edições da Olimpíada, conquistando medalhas. “A Olimpíada desenvolve a parte do raciocínio lógico e nos auxilia em outras oportunidades, como por exemplo o Enem, pela capacidade de resolver mais rápido as questões”, pontua, além de testar os conhecimentos ao longo dos estudos.
A diretora do IMI, Danieli Eichwald, celebra a qualidade do aprendizado atestado pelo bom desempenho e premiação dos estudantes da instituição nesta Olimpíada e ao longo das participações na OMU. "Com orgulho celebramos o desempenho exemplar dos nossos alunos na Olimpíada de Matemática da Univates. Este resultado brilhante reafirma o compromisso e a seriedade com que conduzimos a educação no IMI, além de comprovar a excelência do trabalho desenvolvido por nossa equipe pedagógica. Cada conquista reflete o esforço, a dedicação e o talento de nossos estudantes e professores, bem como a qualidade do ensino que buscamos aperfeiçoar a cada dia. Parabéns a todos os envolvidos por este marco que fortalece nossa missão de formar cidadãos preparados e confiantes para os desafios do futuro", enaltece.
OMU - Desde sua criação em 1997, a OMU tem como objetivo estimular o interesse e o gosto pela Matemática, incentivando a vocação científica entre os estudantes dos municípios do Vale do Taquari e de regiões vizinhas. Ao longo de suas 26 edições, a OMU já envolveu 56.959 estudantes de 35 municípios, consolidando-se como uma iniciativa que vai além do incentivo ao estudo da Matemática, promovendo a integração entre pessoas e a diversidade de saberes.
Durante o evento, foram entregues medalhas aos três primeiros colocados de cada ano de escolaridade, bem como para as categorias II e III, conforme regulamento da 26a OMU. Além disso, receberam medalhas os alunos com melhor desempenho de cada uma das escolas participantes.