IMI sedia Encontro Regional de Dança
Nesta quinta-feira, dia 12 de setembro, o IMI recebe o Encontro Regional de Dança da Rede Sinodal de Educação. As apresentações ocorrem no Salão Superior da Comunidade Evangélica, a partir das 19 horas, e a comunidade é convidada a prestigiar o espetáculo com a participação de 15 grupos representando sete instituições educacionais sinodais.
A programação já começa no início da tarde para mais de 200 estudantes e professores com a recepção e integração entre os grupos de dança. O evento tem por objetivo congregar os estudantes que participam dos grupos de dança, assim como dar visibilidade ao trabalho realizado e oportunizar a troca de experiências entre as instituições. A coordenação do evento regional é das professoras Aline Tews, Danusa Konzen e Carmem Toillier.
"É com grande alegria e orgulho que iremos sediar o Encontro Regional de Dança da Rede Sinodal de Educação. Este evento não é apenas uma celebração da arte e da cultura, mas também um reflexo dos nossos valores e princípios luteranos que fundamentam nossa comunidade escolar", enaltece a diretora do Instituto Sinodal Imigrante, Danieli Eichwald. A dança, como forma de expressão e comunicação, oferece um meio poderoso para os alunos explorarem e expressarem suas emoções, ideias e identidades.
"Ao sediar este encontro, proporcionamos aos nossos estudantes oportunidade para se engajar com a arte da dança de uma maneira que enriquece suas aprendizagens e amplia seus horizontes. A participação em eventos como este não apenas desenvolve habilidades técnicas e criativas, mas também fortalece a confiança e o espírito de equipe dos nossos jovens. Além disso, este evento reflete a tradição da nossa instituição, calcada em princípios luteranos que valorizam o desenvolvimento integral do ser humano. Em nossa tradição, a busca pelo conhecimento, a expressão da criatividade e o respeito mútuo são pilares fundamentais que moldam a nossa abordagem educacional. O Encontro Regional de Dança é uma manifestação desses valores, promovendo não só a excelência artística, mas também o espírito de comunidade e a colaboração", sublinha a diretora.
DANÇA NO IMI – No Instituto Sinodal Imigrante a Dança Contemporânea é oferecida da Educação Infantil até o Ensino Médio, como atividade complementar e disciplina eletiva. Através da sua prática, busca-se assegurar aos estudantes a (re)construção de um conjunto de conhecimentos que permitem ampliar sua consciência a respeito de seus movimentos e dos seus recursos para o cuidado de si e dos outros, além de desenvolver autonomia para apropriação e utilização da cultura corporal de movimento em diversas finalidades humanas, favorecendo sua participação confiante e autoral na sociedade.
ESCOLAS PARTICIPANTES – Ao todo, estão confirmados 15 grupos de dança de sete instituições educacionais sinodais:
- Instituto Sinodal Imigrante (Vera Cruz),
- Colégio Sinodal Conventos (Lajeado),
- Colégio Sinodal Barão do Rio Branco (Cachoeira do Sul),
- Colégio Evangélico Alberto Torres Região Alta (Roca Sales),
- Colégio Teutônia (Teutônia),
- Colégio Mauá (Santa Cruz do Sul) e
- Colégio Sinodal Gustavo Adolfo (Lajeado).